segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Peixes: Tubarões mais violentos

Tubarão Azul




Conhecido também por Tubarão-Focinhudo, é um tubarão de alto-mar, muito voraz, que persegue cardumes de arenques e cavalas. Alcança até 3,5 m de comprimento.




Tubarão Branco









É considerado o mais perigoso dos tubarões. Tem o focinho cónico, olhos negros e grandes dentes em forma de ponta de flecha. Os lóbulos superior e inferior da cauda são quase do mesmo tamanho e o corpo é azul ou castanho-acinzentado.








Tubarão Martelo




Nome comum de aproximadamente dez espécies aparentadas de tubarões que vivem em mares tropicais e temperados.Duas grandes extensões planas e laterais da cabeça dão-lhes uma força hidrodinâmica que lhes permite girar com mais rapidez que outros tubarões.




Tubarão Tigre




O tubarão-tigre é um predador perigoso, conhecido por se alimentar de um reportório notável de coisas. A sua dieta inclui normalmente peixe, focas, tubarões menores, lulas e até tartarugas. Já foram encontradas botas, latas de conserva e pedaços de pneus no seu trato digestivo.




Tubarão Cabeça-Chata




Alimenta-se de peixes incluindo outros tubarões (comem até tubarões da mesma espécie), arraias e pássaros. São encontrados perto de costas das praias , mas podem viver por um tempo em rios e lagoas

Equinodermos: O funcionamento do sistema ambulacrário


O sistema ambulacrário se inicia no orgão chamado madreporito, por lá que água do mar entra no corpo do animal. Em seguida, a água alcança uma serie de canais ate chegar aos pés amburacrários. Quando a água toca nos cilindros que tem encima do pé os pés são capazes de se expandir e se retrair, fazendo o animal se movimentar.

Artrópodes: Insetos


Os insetos se reproduzem de forma sexuada com fecundação interna atravez de gametas .


Por serem animais ovíparos, depositam os seus ovos em ambientes que favorecem o desenvolvimento de um novo inseto, seguindo etapas de crescimento caracterizadas por metamorfose transformações morfológicas e fisiológicas na estrutura corpórea de um organismo, durante o seu ciclo de vida.

Moluscos:Aprodução da pérola nos bivalves


A pérola é produzida por alguns molusco, chamado de ostras, em reacção a corpos estranhos que invadem o seu organismo, como um grão de areia.

Anelídeos


Os anelídeos compreende cerca de quinse mil espécies, com representantes que vivem no solo úmido ,na água doce e na água salgada. Podem ser parasitasou de vida livre. Alguns são hermafroditas , mais existem tambem os que apresentam sexos separados.

Platelmintos e Nematelmintos: Teníase


A teníase é uma infecção intestinal causada principalmente por dois grandes parasitas hermafroditas da classe dos cestódeos da família Taenidae, conhecidos como Taenia solium e Taenia saginata. As tênias também são chamadas de solitárias, porque, na maioria dos casos, o portador traz apenas um verme adulto.

Os sintomas da teníase podem alterar o apetite, enjoo, diarreia, perturbações nervosas, irritação, fadiga e insônia.

A teníase é transmitida através da ingestão de carne de boi ou de porco mal cozida, que contém as larvas. Quando o homem ingere os ovos da Taenia solium, provenientes de verduras e legumes mal lavados ou higiene inadequada, é transmitida a cisticercose.

Devemos previnir através de medidas básicas de higiene, como lavar as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro, com o cozimento adequado da carne de boi e de porco e a correta lavagem de verduras e legumes.

Poríferos e Celenterados: A importância dos corais para o equilibrio do ecossistema


Os corais servem de alimento para maioria dos peixes, crustáceos e invertebrados do mar,também funciona como um grande filtrador do mar retirando dela os nutrientes necessários.Os corais se alimentam de pequenos animais e plâncton.